Campinas +55 19 3295.3813 - São Paulo +55 11 5087.8931

Marketing Pessoal – Assunto Sério quando se trata de recolocação no mercado.

Olá aqui é o Mozart tudo em paz por ai?

Olha, pense em um ótimo produto que durante vários anos foi sendo aperfeiçoado através de inúmeros testes de performance, durabilidade, resiliência, produtividade, estressado várias vezes ao máximo.

Esse produto passou por inúmeras fases de desenvolvimento, melhorias e acabamento. É um excelente produto, porem… ninguém divulga, quem importa não conhece e acabam utilizando uma “via alternativa”.  O que acontece com produtos que utilizamos (com certeza, você conhece uma serie deles que você utiliza, mas que não é tão divulgado assim). Agora, pense um momento em você como esse produto… Você pode não estar sendo divulgado como deve ou como necessita ser divulgado.

A máxima “quem não é visto não é lembrado”, funciona muito bem no que se refere ao Marketing Pessoal e no caso de uma recolocação, é importante fazermos isso de forma consistente, séria e bem orientada.

Bem dosado o que chamamos de Marketing pessoal é de extrema importância para o mundo corporativo. São milhares de informações que recebemos sobre atividades, produtos, serviços e pessoas e no caso de uma busca de oportunidade de recolocação a projeção pessoal bem feita é vital.

O Marketing Pessoal, principalmente nos dias atuais é fundamental para o melhoramento e desenvolvimento pessoal. Tenha isso como uma de suas atribuições a serem efetuadas na sua agenda. Uma dica: você sempre está “concorrendo” a alguma vaga, posição, promoção… seja o que for, aonde houver concorrência… você precisa de um bom marketing pessoal.

Agora algumas dicas simples de serem implementadas (obviamente existem outras…mas vamos ficar com essas por enquanto…).

  1. Aparência: falando especificamente sobre o momento de uma entrevista, a sugestão é que não é a hora de você mostrar o seu lado rebelde… (mesmo que você seja “contra o sistema” ao qual quer ingressar… ao menos seja esperto ao ponto de se apresentar adequadamente para que as pessoas “desejem” a sua companhia).

Exageros estão fora de cogitação (a não ser que você esteja interessado em um trabalho especifico), mas na maioria dos casos, exageros nos ornamentos sempre serão considerados como pontos negativos. Então, nada disso!… inclusive não é a hora de abusar de perfumes… tenha paciência! Tem perfume que dá dor de cabeça no entrevistador… você não vai querer ser lembrado por isso.

Você sempre será responsável pela sua aparência… pense em investir em roupas boas (não disse cara ou de marca…! não seja tolo! A roupa tem que vestir bem, você não precisa ser um outdoor ambulante, cheio de grifes…vista-se bem!).

  1. Relacionamento: desenvolva as suas relações! Isso é mandatório. Uma pessoa bem relacionada, consegue chegar aonde precisa. Pense nisso: você consegue, em média, chegar em qualquer pessoa no mundo com aproximadamente 6 níveis de relacionamento. Saiba se relacionar, fazer contatos, alimentar os seus contatos com agradecimentos, congratulações, com acompanhamentos…

 Lembre-se: você se relaciona com pessoas… não com maquinas… você não dá parabéns e felicitações para a sua geladeira (se você estiver fazendo isso…pare agora de ler essas dicas e procure um analista…)

 Você tem contato com pessoas! Elas precisam ouvir de você que você sabe que elas existem e que você também existe!!  Outra coisa: lembre-se dos seus amigos de antes…dos amigos de infância, do colégio, faculdade… porque não? O  que você tem a perder exatamente?

  1. Como macas de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo…Não fale de menos, nem fale de mais. Saiba dosar (e isso é treino…) o que você fala, com quem você fala, e tenha sempre um objetivo no seu discurso.

Dica: Especialmente em uma entrevista, não seja o “contador de piadas” tenha um bom humor apropriado, ria do que for engraçado, mas não seja debochado. Também não é a hora de mostrar a suas intolerâncias, mostre os seus valores e os seus princípios, o que tem norteado a sua vida até aqui.

 Seriedade sempre é um ponto positivo (não seja chato, intransigente, pedante… lembre-se de outra coisa “a humildade precede a honra”… pense nisso).

  1. Honestidade: Por incrível que isso possa parecer, esse é o atributo mais esperado pelas empresas (as vezes, a gente imagina que isso já deveria “vir no pacote”, mas não é bem assim… as empresas desejam pessoas honestas). Cumpra o que prometer e desenvolva uma credibilidade crescente e positiva. Sinceridade e verdade são o caminho mais curto e melhor a ser seguido.
  1. Cuide do seu corpo: Não existe café grátis.. cuidar de si, exige muitas vezes abnegação de prazeres e de tempo! Cuide do seu corpo e da sua saúde (afinal… eles estarão com você até …o fim!). Se para isso você precisar fazer algum sacrifício, faça !! Simples assim.
  1. Apareça! Participe de eventos, palestras, encontros, networking meetings, saiba que em muitos desses momentos estarão pessoas interessadas em alguém como…você! Não tenha vergonha! Timidez não ajuda nessa questão de Marketing Pessoal…Medo também não… se você tiver vergonha, timidez ou medo, vá assim mesmo! Na hora isso tende a passar…tudo é treino. Acredite!
  1. Sorria! O Sorriso dá formosura ao rosto e preste atenção… se você sorrir para alguém, uma serie de “contras” serão de alguma forma desconsiderados…acredite! sorrir é mais fácil e cansa menos que fazer “cara de sério”. Seja profissional, competente e realizador com um sorriso no rosto.
  1. Continue se desenvolvendo (você não tem desculpa!! Tem tudo na internet!). De novo, vá lá e…faça!

 

Mozart Fernandes – Consultor
Fone: (11) 5087-8931  | (11) 93003-1878
E-mail: Mozart.fernandes@korum.com.br