Campinas +55 19 3295.3813 - São Paulo +55 11 5087.8931

Fiquei desempregado, e agora? Confira 5 dicas para retornar ao mercado de trabalho

Em nosso dia a dia assessoramos diversos executivos que se dedicaram intensamente para as empresas por onde passaram, isto é, 100% do seu tempo e, por causa disso, deixaram de investir em sua formação continuada, idiomas, projetos pessoais e familiares.

Ao se depararem com o desemprego, ficam com muitos questionamentos: “O que fiz de errado?”, “O que poderia ter feito de diferente?”, “O que faço agora?” Sem falar no sentimento de perda e culpa.

É importante entender que o emprego faz parte do ciclo de vida, e que o desemprego não é o momento para lamentações e sim de reflexões e reavaliações.

Para você que se encontra em transição de carreira, saiba que a família e amigos devem ser seu principal apoio emocional, mas não são indicados para orientá-lo sobre carreira, pois geralmente não possuem os estudos de mercado necessários nem o know-how para tal orientação, podendo até deixar que os sentimentos se envolvam na busca por uma nova oportunidade.

Caso não esteja sendo assessorado por um especialista em Transição de Carreira, siga essas sugestões para dar continuidade neste novo ciclo.

  1. Organização Financeira

Reveja suas finanças familiar, identifique e elimine gastos supérfluos e desenvolva um novo planejamento financeiro.

  1. Currículo

O segundo passo para buscar uma recolocação é elaborar um novo currículo, com as seguintes informações:

O currículo é a sua porta de entrada para uma nova oportunidade, desenvolva-o com carinho, atenção e não cometa erros ortográficos.

  1. Prepare-se para o mercado
  1. Networking

Crie listagens com contatos e relacionamentos que poderão te auxiliar em sua Transição.

Entenda para quais empresas / segmentos seu currículo possui atratividade, use sua cadeira de clientes, fornecedores, concorrentes, identifique agências e consultorias para prospecção de vagas e monte sua identidade profissional no LinkedIn.

Providencie um cartão de visita. Apareça perante ao mercado.

  1. Dia a Dia

Com atitudes simples e sem custos você manterá sua motivação e equilíbrio emocional para vencer este momento de Transição. Como sugestão, é importante criar rotinas para o seu dia a dia.

Defina um horário para acordar, cuide de sua saúde através de exercícios físicos, dedique um tempo de seu dia para cuidar de sua Transição de Carreira, atualize-se, leia e entenda o mercado.

Prepare-se para suas entrevistas, prepare-se para o futuro.

Boa sorte e Sucesso!

* Viviane Santiago

Consultora de Carreira