Campinas +55 19 3295.3813 - São Paulo +55 11 5087.8931

Balanço Korum 2017

por Marcio Brasil – Diretor Geral

 

O ano de 2017 foi tão difícil quando 2016, mas apesar de querermos esquecê-lo foi o ano que começamos a sair da crise, o ano que parou de piorar.
Terminamos 2017 com aumento do PIB, inflação baixa, taxas de juros reduzidas e diminuição da turbulência política, além do aumento do otimismo dos empresários e executivos em relação ao Brasil.

Apesar de toda dificuldade o mercado não parou, prova disso são os dados da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos paulista, que trouxe 32 novos projetos para o estado, 75% internacionais, totalizando R$ 3,6 bilhões.
A região de Campinas ficou com 22% desses novos projetos, pois tem excelência em infra-estrutura e logística, centros de tecnologias e instituições de ensino de ponta.

O nosso trabalho de assessoria para as empresas e executivos em busca de recolocação sentiu, também, as dificuldades, mas como o mercado mesmo em crise não para, continuamos a planejar carreiras e recolocamos 62% dos profissionais, em 6 meses, mas com os salários 13% menores, em média.

A recolocação veio através do consistente cadastro de empresas que abordamos para os nossos clientes e do banco de vagas abertas e confidenciais que recebemos das consultorias e empresas, além de uma equipe interna que capta diariamente as oportunidades no mercado.

Demonstramos abaixo as oportunidades colocadas a disposição dos nossos clientes, em 2016 e 2017, que espelham como se comportou o mercado e mostram que mesmo com todas as dificuldades e resultados negativos, ele não parou.

TOTAL DE VAGAS

111

A seguir as vagas das 5 áreas com maior demanda em 2017.

CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS POR QUANTIDADE DE VAGAS – 2017

news2

Segue nossa orientação para aqueles que estão à procura de novas oportunidades: utilizem as redes sociais (Linkedin e Facebook) para networking, procurem profissionais e empresas alvos, reativem as redes de contatos (condomínio, igreja, clube, associações) utilizando principalmente as da última empresa trabalhada (clientes, fornecedores, concorrentes), reavaliem seus currículos e tenham muita, muita paciência e controle da ansiedade, para que possam enfrentar futuros processos seletivos com equilíbrio e naturalidade.