Campinas +55 19 3295.3813 - São Paulo +55 11 97278.9777

Balanço Korum 2015

* Márcio Brasil

Como é costume, todo janeiro fazemos um balanço da nossa movimentação do ano anterior. Neste caso, 2015, um ano que todos queremos esquecer em função da recessão econômica, incerteza política, falta de credibilidade dos empresários em nosso governo, o recorde de desligamentos em todos os níveis de cargos e atividades econômicas e o medo das pessoas que ficaram com o sentimento de impotência diante de todo esse quadro.

Foi em meio a esse oceano de crises e dificuldades que a Korum navegou a procura de um porto seguro para os nossos assessorados em recolocação.

Conseguimos ajudar 73% dos profissionais a encontrar uma empresa, no tempo médio de 5,3 meses, isto é, recolocamos 1 assessorado a cada 2,5 dias, infelizmente com o salário, em média, 10% menor.

E para provar a eficácia da rede de contatos, 81% das recolocações foram através de networking da Korum e do próprio executivo.

O sucesso da recolocação vem através do cadastro de empresas que abordamos para os nossos clientes e do banco de vagas abertas e confidenciais que recebemos das consultorias e empresas, além de uma equipe interna que capta diariamente as oportunidades no mercado.

Demonstramos abaixo as oportunidades colocadas a disposição dos nossos clientes, em 2014 e 2015, que espelham como se comportou o mercado e mostram que mesmo com todas as dificuldades ele não parou.

01_001

A seguir a quantidade de vagas das 5 áreas com maior demanda em 2015.

01_002

Todas as previsões apontam para um 2016 tão difícil quanto 2015, mas não devemos perder a esperança. Para aqueles que estão à procura de novas oportunidades, utilizem as redes sociais (Linkedin e Facebook) para networking, procurem profissionais e empresas alvos, reativem as redes de contatos (condomínio, igreja, clube, associações) utilizando principalmente as da última empresa trabalhada (clientes, fornecedores, concorrentes), reavaliem seus currículos e tenham muita, muita paciência e controle da ansiedade, para que possam enfrentar futuros processos seletivos com equilíbrio e naturalidade.

* Márcio Brasil é Diretor Geral da Korum